domingo, 9 de outubro de 2011

As técnicas das artes visuais na escola.

A partir da reflexão sobre a técnica na arte, enfatizamos que o objetivo das atividades artísticas na escola não é simplesmente mostrar reproduções de objetos de arte presentes nos livros, mas levar o aluno a dominar, explorar e vivênciar   os conhecimentos artísticos necessários para apreciação e produção artística.
A linguagem artística apóia a criança na ampliação de sua sensibilidade e capacidade de lidar com sons, ritmos, melodias, formas,cores, imagens, gestos falas, e com obras elaboradas por artistas e por elas mesmas, que emocionam e constituem o humano. A expressividade pressupõe, acima de tudo, muita pesquisa e experimentação,além de grande familiaridade com os materiais e processos que estão implicandos nos diferentess fazeres artísticos. Deve-se reconhecer o que as crianças já sabem, como se expressam, o que gostam de reproduzir, olhar, escutar, reconhecer a intenção, o propósito, o prazer que está por traz de cada gesto, traço, ou movimento delas e saber e propor desafios que façam sentido em seu crescimento.
É com esta perspectiva, que iremos vivenciar um relato da Profª Mara, e sua turma do MGI A, durante a atividade de "Artes Visuais", na  área externa do Cei Nóbrega.


...." Prôpus ao grupo, pintura no azulejo, com tinta guache e pincéis. Em sala preparamos os materiais  , misturamos as cores, organizamos em copos descartáveis de café, para facilitar o manuseio e com o auxílo da ATE Fernanda, levamos tudo para o parque de grama.


Deixei que cada criança escolhesse a cor da tinta guache, e o espaço no azulejo, para realizar sua produção.

 Todos participaram ativamente,
         
                                                                    
              minha função foi de mediar e orientar.


                                                                      
                                                                                   tiveram uma boa concentração, cerca de 40 minutos,
                
                                                                                     e  diversificaram nas cores"...


 O desejo e impulso de criação, nascem  a partir do contato com os materiais e das possibilidades que são sugeridas( O. C. Expectativas de Aprendizagem e Orientações Didáticas).


 Um ambiente favorável à criação é fundamental, neste processo de criatividade. ( O. C. Expectativas de Aprendizagem e Orientações Didáticas).

                                                            Produção do MGI A.
                                                             

                                                    Vista lateral.
 Vista aproximada.
                                                          

                                                                      
  Detalhes                        
                                                                
                                                                        


..." no término da atividade, todos me ajudaram a guardar os materias, e foram brincar no parque; porém Samara, Ana Júlia e Maria Clara , quiseram mostrar o resultado da atividade, e foram chamar alguns funcionários para apreciarem suas produções.
Entendo que as artes visuais devem estar presentes no cotidiano da vida infantil, no CEI o objetivo desta atividade, é a de oportunizar às crianças o manuseio de diferentes materiais, e suporte, explorando suas propriedades e possibilidades, desenvolvendo a criatividade, valorizando suas produções, e ainda desabrochando o gosto pela arte." Profª Mara.

Equipe CEI Nóbrega.

Fontes de Pesquisas:  O.C. Expectativas de Aprendizagem e Orientações Didáticas; Experiências com expressividade das linguagens artíticas; páginas 116 à 118. SME Educação Infantil.
                                 Arte no Contexto Escolar; Schlichta, Consuelo Alcioni e Tavares, Isis Moura; pág. 37.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns por esta linda atividade!!!!!


Cristina Célia