quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Explorando o entorno


Nosso bairro

     O trabalho com natureza e sociedade busca, prioritariamente, a exploração do mundo pelas crianças, do próprio corpo, do espaço a que pertencem,  do reconhecimento e conhecimento das relações sociais de convivência (casa/rua/escola/comunidade próxima),


 das pessoas e dos objetos que estão nele, suas características e usos; dos elementos que compõem seu bairro e cidade, da natureza, plantas, animais, a água, a terra. É um trabalho que se propõe favorecer descobertas das transformações das coisas pela ação da natureza e pelo trabalho do homem




    Ao educador, cabe tornar efetivas as possibilidades de desenvolvimento das crianças e de sua relação com o mundo, instigando-as, incentivando-as, desafiando- as na organização interna de informações. Encorajá-las a fazer perguntas e a construir conhecimentos por meio da observação, formulação de hipóteses, experimentação, registro, comunicação e interpretação de resultados.



  A pergunta e a indagação são os caminhos do trabalho significativo com natureza e sociedade onde a criança pequena é sujeito de suas aprendizagens e de seu desenvolvimento.

        Para envolvê-las em descobertas sobre diversos materiais e suas características, é importante oferecer um ambiente de informações sobre a natureza e a sociedade.

 E foi este o propósito das Professoras das Turmas MGII A e MGII B, ao pensarem em uma atividade, do lado de fora dos muros do CEI, em um ambiente amplo e de forte convivência social.
Observem.

Uma conversa prévia sobre cuidados e proteção, sempre é necessária.As crianças escutam com atenção as orientações das Professoras.



Sob  supervisão atenta, as crianças se divertem e aprendem.


Explorando o espaço com curiosidade e 


 intensidade.


Desafios superados e companheirismo, fazem parte da rotina, na Educação Infantil.



     Sem a brincadeira (lúdico) fica tedioso o processo de aprendizagem. É necessário que a construção se faça a partir da brincadeira, da imaginação, das possibilidades.



Demo (apud UVA 2005): afirma que “... a criança é por vocação um pesquisador pertinaz, compulsivo,



  atribuindo-lhe a cada momento determinado um significado, e


  adota formas culturais de ação que transformam sua maneira de expressar-se, pensar, agir e sentir, isto é, seu desempenho, através do corpo, com suas      representações.                                                            


Pose para a foto também vale!!!!


A hidratação não pode faltar!


Mas ainda dá tempo de brincar mais um pouquinho!!!!!!


Aprender brincando!!!!!!



 

Equipe CEI Nóbrega

Fonte de pesquisa:
Arquivo de fotos do CEI Nóbrega-2011 Turmas MGII A/B
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO
Gerência de Educação Infantil Fevereiro de 2010  
Ciências Sociais e  Naturais ............................. 36 D.
A importância do brincar e do brinquedo para as crianças de três a quatro anos na Educação Infantil
Jaqueline da Silva Lima



Um comentário:

Marcelo Guilherme disse...

Muito Bacana,a gente sente criança tambêm
Marcelo Guilherme Dos Santos