SUCATAS
OU BRINQUEDOS NÃO ESTRUTURADOS: BRINCAR É MAIS DO QUE UMA
ATIVIDADE SEM CONSEQUÊNCIA PARA A CRIANÇA, ELA NÃO APENAS SE DIVERTE, MAS ELA
APRENDE, CRIA E RECRIA, INTERPRETA E RELACIONA-SE COM O MUNDO.
O BRINCAR É
INDISPENSÁVEL À SAÚDE FÍSICA, EMOCIONAL E INTELECTUAL
DA CRIANÇA. IRÁ CONTRIBUIR, NO FUTURO, PARA A EFICIÊNCIA E O EQUILÍBRIO DO
ADULTO.
PEÇAS – ENCAIXE: PROPORCIONA O DESENVOLVIMENTO SIMBÓLICO, ESTIMULA A IMAGINAÇÃO, A CRIATIVIDADE, A CAPACIDADE DE RACIOCÍNIO E A AUTOESTIMA. DESENVOLVE TAMBEM A PSICOMOTICIDADE E A EXPRESSÃO VERBAL.
BRINCADEIRA DE RODA: A
BRINCADEIRA DE RODA PROMOVE A SAÚDE FÍSICA E MENTAL. DESENVOLVE COORDENAÇÃO
MOTORA E RITMO, BEM COMO A SOCIALIZAÇÃO DO ALUNO. HAJA VISTA QUE UNE, ATRAVÉS
DAS CANÇÕES E MÃOS DADAS. DESENVOLVE E AMPLIA O VOCABULÁRIO.
MANUSEIO DE LIVRO: AO
FOLHEAR UM LIVRO, TOCÁ-LO E OBSERVAR SUAS FIGURAS, MESMO QUE AINDA NÃO
DECODIFIQUE A LINGUAGEM ESCRITA, A CRIANÇA ESTÁ, AO SEU MODO, PRATICANDO A
LEITURA.
LEITURA: A
HORA DA HISTÓRIA OPORTUNIZA MOMENTOS PRAZEROSOS EM GRUPO, ENRIQUECE O
VOCABULÁRIO, ALÉM DE FAMILIARIZAR A CRIANÇA COM A LEITURA.
DESENHO: A CRIANÇA PEQUENA
DESENHA PELO PRAZER DE GESTOS, PELO PRAZER DE PRODUZIR UMA MARCA E DÁ ASAS A
IMAGINAÇÃO. O DESENHO É UMA CRIAÇÃO ESPONTÂNEA DA CRIANÇA E VAI SE
DESENVOLVENDO A CADA PRÁTICA.
HIGIENE: AS
CRIANÇAS NECESSITAM APROPRIAR-SE DE HÁBITOS DE HIGIENE PESSOAL (LAVAR AS MÃOS, LIMPAR
O NARIZ SOZINHO E ESCOVAR OS DENTES). USAR CORRETAMENTE MATERIAIS NECESSÁRIOS
PARA SUA HIGIENE. PERCEBER A VONTADE DE IR AO BANHEIRO E
TER O CONTROLE DE ESFINCTERES. APRENDER A EXECUTAR MOVIMENTOS COLABORATIVOS, AO
VESTIR-SE E DESNUDAR-SE, BEM COMO COLOCAR E TIRAR CALÇADOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário