sábado, 5 de abril de 2014

ATIVIDADES BERÇÁRIO II D



SUCATAS OU BRINQUEDOS NÃO ESTRUTURADOS: BRINCAR É MAIS DO QUE UMA ATIVIDADE SEM CONSEQUÊNCIA PARA A CRIANÇA, ELA NÃO APENAS SE DIVERTE, MAS ELA APRENDE, CRIA E RECRIA, INTERPRETA E RELACIONA-SE COM O MUNDO.
O BRINCAR É INDISPENSÁVEL À SAÚDE FÍSICA, EMOCIONAL E INTELECTUAL DA CRIANÇA. IRÁ CONTRIBUIR, NO FUTURO, PARA A EFICIÊNCIA E O EQUILÍBRIO DO ADULTO.






























PEÇAS – ENCAIXE: PROPORCIONA O DESENVOLVIMENTO SIMBÓLICO, ESTIMULA A IMAGINAÇÃO, A CRIATIVIDADE, A CAPACIDADE DE RACIOCÍNIO E A AUTOESTIMA. DESENVOLVE TAMBEM A PSICOMOTICIDADE E A EXPRESSÃO VERBAL.










BRINCADEIRA DE RODA: A BRINCADEIRA DE RODA PROMOVE A SAÚDE FÍSICA E MENTAL. DESENVOLVE COORDENAÇÃO MOTORA E RITMO, BEM COMO A SOCIALIZAÇÃO DO ALUNO. HAJA VISTA QUE UNE, ATRAVÉS DAS CANÇÕES E MÃOS DADAS. DESENVOLVE E AMPLIA O VOCABULÁRIO.






















MANUSEIO DE LIVRO: AO FOLHEAR UM LIVRO, TOCÁ-LO E OBSERVAR SUAS FIGURAS, MESMO QUE AINDA NÃO DECODIFIQUE A LINGUAGEM ESCRITA, A CRIANÇA ESTÁ, AO SEU MODO, PRATICANDO A LEITURA.










 LEITURA: A HORA DA HISTÓRIA OPORTUNIZA MOMENTOS PRAZEROSOS EM GRUPO, ENRIQUECE O VOCABULÁRIO, ALÉM DE FAMILIARIZAR A CRIANÇA COM A LEITURA.








DESENHO: A CRIANÇA PEQUENA DESENHA PELO PRAZER DE GESTOS, PELO PRAZER DE PRODUZIR UMA MARCA E DÁ ASAS A IMAGINAÇÃO. O DESENHO É UMA CRIAÇÃO ESPONTÂNEA DA CRIANÇA E VAI SE DESENVOLVENDO A CADA PRÁTICA.
 











HIGIENE: AS CRIANÇAS NECESSITAM APROPRIAR-SE DE HÁBITOS DE HIGIENE PESSOAL (LAVAR AS MÃOS, LIMPAR O NARIZ SOZINHO E ESCOVAR OS DENTES). USAR CORRETAMENTE MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA SUA HIGIENE. PERCEBER A VONTADE DE IR AO BANHEIRO E TER O CONTROLE DE ESFINCTERES. APRENDER A EXECUTAR MOVIMENTOS COLABORATIVOS, AO VESTIR-SE E DESNUDAR-SE, BEM COMO COLOCAR E TIRAR CALÇADOS.







Nenhum comentário: