CEI PADRE MANOEL DA
NÓBREGA
PLANO DE ENSINO – 2012
Turma: MINI GRUPO II C Prof.: DORALICE / GIANI Período: FEVEREIRO/MARÇO/ABRIL
DIAGNÓSTICO: sala com dezessete crianças. Todos
tem controle de esfíncteres. Em processo de aprendizagem de higiene íntima.
Alimentam-se sozinhos. Alguns necessitam de ajuda na utilização de talheres.
Demonstram preferência por brinquedos e brincadeiras. Em processo de
identificação dos seus nomes e objetos pessoais. Apresentam boa interação
entre si e entre outros grupos. Apresentam interesse em desenvolver diversas
atividades: pintar, modelar, construir, etc.
|
CAMPOS
DE EXPERIÊNCIAS
|
EXPECTATIVAS
DE APRENDIZAGEM
|
AÇÕES
|
AVALIAÇÃO
|
CONHECIMENTO
DE SI, DO OUTRO, DO AMBIENTE
|
Adquirir
hábitos de higiene;
Desenvolvimento
do equilíbrio;
Desenvolver
a motricidade;
Apropriar-se
do espaço;
Desenvolver
conhecimento de si e do outro;
Desenvolver
o cuidado com a natureza.
|
Escovação e
higienização;
Roda de
história;
Pintura;
Passeio;
Roda de
conversa;
Teatro;
Música;
Faz de
conta.
|
Observação constante utilizando-se de instrumentos, fotos,
vídeos, registros, diário e relato das crianças.
|
BRINCAR
E IMAGINAR
|
Explorar
diversos ambientes;
Criar novos
papéis;
Construir
brinquedos com caixas e sucatas;
Superação
de conflitos e desafios.
|
Resgatar
brincadeiras de roda (lencinho atrás, ciranda, pega-pega, esconde-esconde).
|
Observação constante utilizando-se de instrumentos, fotos,
vídeos, registros, diário e relato das crianças
|
LINGUAGEM
CORPORAL
|
Conhecimento
e respeito ao próprio corpo;
Identificar
as partes do corpo e do amigo;
Autonomia e
controle da ação;
Cuidado com
a higiene.
|
Tocar e
falar o nome das partes do seu corpo (braço, perna, boca, orelhas, olhos),
falar para o que servem e como utilizar;
Lavar as
mãos antes das refeições e após o uso do banheiro;
Movimentos
corporais.
|
Observação constante utilizando-se de instrumentos, fotos,
vídeos, registros, diário e relato das crianças
|
LINGUAGEM
VERBAL
|
Ampliar,
gradativamente, suas linguagens verbais e a comunicação com o professor e
amigos;
Explorar o
nome de cada criança;
Conhecimento
do mundo através de imagens e notícias.
|
Roda de
história;
Roda de
conversa;
Livros com
vocabulários diferentes;
Faz de
conta;
Conversa
entre as crianças.
|
Observação constante utilizando-se de instrumentos, fotos,
vídeos, registros, diário e relato das crianças
|
NATUREZA
E CULTURA
|
Que a
criança interaja e respeite o ambiente social e a natureza, plantas, flores,
água, luz e o ser humano;
Apropriar-se
de saberes e representações do mundo.
|
Fechar as
torneiras;
Não
desperdiçar água e luz;
Não
arrancar as flores;
Não sujar
as áreas externas;
Jogar o
lixo no lugar apropriado;
Observar os
animais, pássaros e fenômenos da natureza.
|
Observação constante utilizando-se de instrumentos, fotos,
vídeos, registros, diário e relato das crianças
|
CONHECIMENTO
MATEMÁTICO
|
Proporcionar
situações significativas as crianças que envolvam a construção de conteúdos e
conhecimentos matemáticos para a resolução de problemas. Exemplos: quantidade
de pessoas que vão se alimentar ou que vão a um passeio, etc.;
Noção de
pequeno e grande, cheio e vazio, alto e baixo, longe e perto, pouco e muito,
dentro e fora.
|
Numerar a
quantidade de crianças, de objetos;
Servir-se
dos alimentos dosando o quanto quer;
Noções de
quantidade. Avançar, retroceder, repartir, tirar, recontar a partir do
primeiro.
|
Observação constante utilizando-se de instrumentos, fotos,
vídeos, registros, diário e relato das crianças
|
LINGUAGEM
ARTÍSTICA
|
O respeito
e o cuidado pela produção do próximo;
Manipulação
de diversos materiais e texturas;
Limpeza do
ambiente.
|
Definir a
quantidade dos materiais e disponibilizá-los de modo que as crianças tenham
autonomia e sintam interesse em experimentá-los;
Guardar e
organizar suas atividades;
Manusear
argila, massinhas, tintas, pincéis e outros.
|
Observação constante utilizando-se de instrumentos, fotos,
vídeos, registros, diário e relato das crianças
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário