sábado, 31 de março de 2012

PLANO DE ENSINO TRIMESTRAL


CEI PADRE MANOEL DA NÓBREGA
PLANO DE ENSINO – 2012


Turma: MINI GRUPO II C                              Prof.: DORALICE / GIANI                                 Período: FEVEREIRO/MARÇO/ABRIL
DIAGNÓSTICO: sala com dezessete crianças. Todos tem controle de esfíncteres. Em processo de aprendizagem de higiene íntima. Alimentam-se sozinhos. Alguns necessitam de ajuda na utilização de talheres. Demonstram preferência por brinquedos e brincadeiras. Em processo de identificação dos seus nomes e objetos pessoais. Apresentam boa interação entre si e entre outros grupos. Apresentam interesse em desenvolver diversas atividades: pintar, modelar, construir, etc.


CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
AÇÕES
AVALIAÇÃO
CONHECIMENTO DE SI, DO OUTRO, DO AMBIENTE
Adquirir hábitos de higiene;
Desenvolvimento do equilíbrio;
Desenvolver a motricidade;
Apropriar-se do espaço;
Desenvolver conhecimento de si e do outro;
Desenvolver o cuidado com a natureza.
Escovação e higienização;
Roda de história;
Pintura;
Passeio;
Roda de conversa;
Teatro;
Música;
Faz de conta.
Observação constante    utilizando-se de instrumentos, fotos, vídeos, registros, diário e relato das crianças.
BRINCAR E IMAGINAR
Explorar diversos ambientes;
Criar novos papéis;
Construir brinquedos com caixas e sucatas;
Superação de conflitos e desafios.
Resgatar brincadeiras de roda (lencinho atrás, ciranda, pega-pega, esconde-esconde).
Observação constante    utilizando-se de instrumentos, fotos, vídeos, registros, diário e relato das crianças


LINGUAGEM CORPORAL
Conhecimento e respeito ao próprio corpo;
Identificar as partes do corpo e do amigo;
Autonomia e controle da ação;
Cuidado com a higiene.
Tocar e falar o nome das partes do seu corpo (braço, perna, boca, orelhas, olhos), falar para o que servem e como utilizar;
Lavar as mãos antes das refeições e após o uso do banheiro;
Movimentos corporais.
Observação constante    utilizando-se de instrumentos, fotos, vídeos, registros, diário e relato das crianças


LINGUAGEM VERBAL
Ampliar, gradativamente, suas linguagens verbais e a comunicação com o professor e amigos;
Explorar o nome de cada criança;
Conhecimento do mundo através de imagens e notícias.
Roda de história;
Roda de conversa;
Livros com vocabulários diferentes;
Faz de conta;
Conversa entre as crianças.
Observação constante    utilizando-se de instrumentos, fotos, vídeos, registros, diário e relato das crianças



NATUREZA E CULTURA
Que a criança interaja e respeite o ambiente social e a natureza, plantas, flores, água, luz e o ser humano;
Apropriar-se de saberes e representações do mundo.
Fechar as torneiras;
Não desperdiçar água e luz;
Não arrancar as flores;
Não sujar as áreas externas;
Jogar o lixo no lugar apropriado;
Observar os animais, pássaros e fenômenos da natureza.
Observação constante    utilizando-se de instrumentos, fotos, vídeos, registros, diário e relato das crianças

CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Proporcionar situações significativas as crianças que envolvam a construção de conteúdos e conhecimentos matemáticos para a resolução de problemas. Exemplos: quantidade de pessoas que vão se alimentar ou que vão a um passeio, etc.;
Noção de pequeno e grande, cheio e vazio, alto e baixo, longe e perto, pouco e muito, dentro e fora.
Numerar a quantidade de crianças, de objetos;
Servir-se dos alimentos dosando o quanto quer;
Noções de quantidade. Avançar, retroceder, repartir, tirar, recontar a partir do primeiro.
Observação constante    utilizando-se de instrumentos, fotos, vídeos, registros, diário e relato das crianças


LINGUAGEM ARTÍSTICA
O respeito e o cuidado pela produção do próximo;
Manipulação de diversos materiais e texturas;
Limpeza do ambiente.
Definir a quantidade dos materiais e disponibilizá-los de modo que as crianças tenham autonomia e sintam interesse em experimentá-los;
Guardar e organizar suas atividades;
Manusear argila, massinhas, tintas, pincéis e outros.
Observação constante    utilizando-se de instrumentos, fotos, vídeos, registros, diário e relato das crianças

Nenhum comentário: