sábado, 31 de março de 2012

PLANO DE ENSINO TRIMESTRAL


CEI PADRE MANOEL DA NÓBREGA
PLANO DE ENSINO – 2012


Turma:  MINI GRUPO II B                              Prof.: ISABEL / ANE                                       Período: FEVEREIRO/MARÇO/ABRIL
DIAGNÓSTICO:
Sala com 17 crianças. Todas tem controle de esfíncteres e estão em processo de aprendizagem de higiene intima. Alimentam-se sozinhos, alguns precisam de ajuda com os talheres. Uma criança não aceita alimentação do CEI. Demonstram interesse por brinquedos e brincadeiras. Em processo de reconhecer seus nomes e objetos pessoais. Apresentam boa interação entre si e outros grupos. Apresentam interesse em desenvolver diversas atividades, como pintar, modelar, construir, etc.


CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
AÇÕES
AVALIAÇÃO
CONHECIMENTO DE SI, DO OUTRO, DO AMBIENTE
Adquirir hábitos de higiene;
Desenvolvimento do equilíbrio;
Apropriar-se dos espaços;
Desenvolver o conhecimento de si e do outro;
Desenvolver cuidados e respeito com a natureza e ambientes.
Escovação de dentes e higienização das mãos;
Roda de histórias;
Pinturas;
Passeios;
Roda de conversa;
Música;
Faz de conta.
Observação constante utilizando-se de fotos, vídeos, registros diários e relato das crianças.
BRINCAR E IMAGINAR
Explorar diferentes ambientes;
Criar novos papéis e construir brinquedos com caixas e sucatas;
Superação de conflitos e desafios.
Resgatar brincadeiras de roda (lenço atrás, ciranda, pega-pega e esconde-esconde);
Cantos de casinhas;
Jogos de regras;
Usar fantasias, roupas e sapatos diferenciados;
Faz de conta.
Observação constante utilizando-se de fotos, vídeos, registros diários e relato das crianças.


LINGUAGEM CORPORAL
Conhecimento e respeito ao próprio corpo;
Identificar as partes do próprio corpo e do amigo;
Autonomia e controle das ações;
Cuidados de higiene.
Tocar e falar o nome das partes do corpo (braço, perna, boca, orelha, olhos), falar para que servem e como usar;
Lavar as mãos antes das refeições e após usar o banheiro;
Movimentos corporais.
Observação constante utilizando-se de fotos, vídeos, registros diários e relato das crianças.


LINGUAGEM VERBAL
Ampliar, gradativamente, suas linguagens verbais e a comunicação com o professor e amigos;
Explorar o nome de cada criança;
Conhecimento do mundo através de imagens e noticias.
Roda de história;
Roda de conversa;
Livros com vocabulários diferentes;
Faz de conta;
Conversa entre as crianças.
Observação constante utilizando-se de fotos, vídeos, registros diários e relato das crianças.



NATUREZA E CULTURA
Interação e respeito ao ambiente, natureza, plantas, flores, água, luz e o ser humano;
Apropriar-se de saberes e representações do mundo.
Fechar as torneiras;
Não desperdiçar água e luz;
Não arrancar flores;
Não sujar as áreas externas;
Jogar lixo no lugar certo;
Observar os animais, pessoas e fenômenos da natureza.
Observação constante utilizando-se de fotos, vídeos, registros diários e relato das crianças.

CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Proporcionar situações significativas às crianças que envolvam a construção de conteúdo e conhecimentos matemáticos;
Resoluções de problemas;
Controle de materiais da sala;
Quantidade de pessoas que vão se alimentar ou que vão a um passeio, etc;
Noções de pequeno e grande, cheio e vazio, alto e baixo, longe e perto, pouco e muito, dentro e fora.
Numerar quantidade de crianças, objetos;
Servir-se dos alimentos dosando a quantidade;
Avançar, retroceder, repartir, tirar, recontar a partir do primeiro.
Observação constante utilizando-se de fotos, vídeos, registros diários e relato das crianças.


LINGUAGEM ARTÍSTICA
O respito e o cuidado pela produção do próximo;
Manipulação ded diversos materiais e textura;
Cuidar e conservar a limpeza do ambiente.
Definir a qualidade e quantidade dos materiais e disponibilizá-los de modo que as crianças tenham autonomia e interesse;
Guardar e organizar suas atividades;
Manusear argila, tinta, massinha, pincéis e outros.
Observação constante utilizando-se de fotos, vídeos, registros diários e relato das crianças.

Nenhum comentário: