CEI PADRE MANOEL DA
NÓBREGA
PLANO DE ENSINO – 2012
Turma:
MINI GRUPO II B Prof.: ISABEL / ANE Período: FEVEREIRO/MARÇO/ABRIL
DIAGNÓSTICO:
Sala com 17
crianças. Todas tem controle de esfíncteres e estão em processo de
aprendizagem de higiene intima. Alimentam-se sozinhos, alguns precisam de
ajuda com os talheres. Uma criança não aceita alimentação do CEI. Demonstram
interesse por brinquedos e brincadeiras. Em processo de reconhecer seus nomes
e objetos pessoais. Apresentam boa interação entre si e outros grupos.
Apresentam interesse em desenvolver diversas atividades, como pintar,
modelar, construir, etc.
|
CAMPOS
DE EXPERIÊNCIAS
|
EXPECTATIVAS
DE APRENDIZAGEM
|
AÇÕES
|
AVALIAÇÃO
|
CONHECIMENTO
DE SI, DO OUTRO, DO AMBIENTE
|
Adquirir
hábitos de higiene;
Desenvolvimento
do equilíbrio;
Apropriar-se
dos espaços;
Desenvolver
o conhecimento de si e do outro;
Desenvolver
cuidados e respeito com a natureza e ambientes.
|
Escovação
de dentes e higienização das mãos;
Roda de
histórias;
Pinturas;
Passeios;
Roda de
conversa;
Música;
Faz de
conta.
|
Observação constante utilizando-se
de fotos, vídeos, registros diários e relato das crianças.
|
BRINCAR
E IMAGINAR
|
Explorar
diferentes ambientes;
Criar novos
papéis e construir brinquedos com caixas e sucatas;
Superação
de conflitos e desafios.
|
Resgatar
brincadeiras de roda (lenço atrás, ciranda, pega-pega e esconde-esconde);
Cantos de
casinhas;
Jogos de
regras;
Usar
fantasias, roupas e sapatos diferenciados;
Faz de
conta.
|
Observação constante utilizando-se
de fotos, vídeos, registros diários e relato das crianças.
|
LINGUAGEM
CORPORAL
|
Conhecimento
e respeito ao próprio corpo;
Identificar
as partes do próprio corpo e do amigo;
Autonomia e
controle das ações;
Cuidados de
higiene.
|
Tocar e
falar o nome das partes do corpo (braço, perna, boca, orelha, olhos), falar
para que servem e como usar;
Lavar as
mãos antes das refeições e após usar o banheiro;
Movimentos
corporais.
|
Observação constante utilizando-se
de fotos, vídeos, registros diários e relato das crianças.
|
LINGUAGEM
VERBAL
|
Ampliar,
gradativamente, suas linguagens verbais e a comunicação com o professor e
amigos;
Explorar o
nome de cada criança;
Conhecimento
do mundo através de imagens e noticias.
|
Roda de
história;
Roda de
conversa;
Livros com
vocabulários diferentes;
Faz de
conta;
Conversa
entre as crianças.
|
Observação constante utilizando-se
de fotos, vídeos, registros diários e relato das crianças.
|
NATUREZA
E CULTURA
|
Interação e
respeito ao ambiente, natureza, plantas, flores, água, luz e o ser humano;
Apropriar-se
de saberes e representações do mundo.
|
Fechar as
torneiras;
Não
desperdiçar água e luz;
Não
arrancar flores;
Não sujar
as áreas externas;
Jogar lixo
no lugar certo;
Observar os
animais, pessoas e fenômenos da natureza.
|
Observação constante utilizando-se
de fotos, vídeos, registros diários e relato das crianças.
|
CONHECIMENTO
MATEMÁTICO
|
Proporcionar
situações significativas às crianças que envolvam a construção de conteúdo e
conhecimentos matemáticos;
Resoluções
de problemas;
Controle de
materiais da sala;
Quantidade
de pessoas que vão se alimentar ou que vão a um passeio, etc;
Noções de
pequeno e grande, cheio e vazio, alto e baixo, longe e perto, pouco e muito,
dentro e fora.
|
Numerar
quantidade de crianças, objetos;
Servir-se
dos alimentos dosando a quantidade;
Avançar,
retroceder, repartir, tirar, recontar a partir do primeiro.
|
Observação constante utilizando-se
de fotos, vídeos, registros diários e relato das crianças.
|
LINGUAGEM
ARTÍSTICA
|
O
respito e o cuidado pela produção do próximo;
Manipulação
ded diversos materiais e textura;
Cuidar
e conservar a limpeza do ambiente.
|
Definir
a qualidade e quantidade dos materiais e disponibilizá-los de modo que as
crianças tenham autonomia e interesse;
Guardar
e organizar suas atividades;
Manusear
argila, tinta, massinha, pincéis e outros.
|
Observação constante utilizando-se
de fotos, vídeos, registros diários e relato das crianças.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário