CEI PADRE MANOEL DA
NÓBREGA
PLANO DE ENSINO – 2012
Turma: MINI GRUPO II A Prof.: DÓLOR / ANA Período: FEVEREIRO/MARÇO/ABRIL
DIAGNÓSTICO: sala com 17 crianças. Todos com
controle de esfíncteres, em processo de higiene íntima. Alimentam-se
sozinhos, mas alguns necessitam de ajuda no manuseio de talheres. Demonstram
interesse por brinquedos e brincadeiras. Em processo de aprendizagem de seus pertences, nomes, e objetos pessoais. Apresentam boa interação entre si e
outros grupos. Apresentam diversas atividades: pintar, colar, modelar,
construir, etc.
|
CAMPOS
DE EXPERIÊNCIAS
|
EXPECTATIVAS
DE APRENDIZAGEM
|
AÇÕES
|
AVALIAÇÃO
|
CONHECIMENTO
DE SI, DO OUTRO, DO AMBIENTE
|
Adquirir
hábitos de higiene;
Desenvolver
o equilíbrio;
Desenvolver
a motricidade;
Apropriar-se
dos espaços;
Desenvolver
conhecimento de si e do outro;
Desenvolver
cuidados e respeito com a natureza.
|
Escovação e
higienização;
Roda de
história;
Pintura;
Passeio;
Roda de
conversa;
Teatro;
Música;
Faz de
conta.
|
Observação constante
utilizando-se de instrumentos como:
fotos, registros, diários e relatos das crianças.
|
BRINCAR
E IMAGINAR
|
Explorar
novos ambientes;
Criar novos
papéis;
Construir
brinquedos com caixas e sucatas;
Superação
de conflitos e desafios.
|
Resgatar
brincadeiras de roda (lencinho atrás, ciranda, pega-pega e esconde-esconde);
Cantos de
casinhas;
Jogos de
regras;
Usar
fantasias, roupas e sapatos diferenciados.
|
Observação constante
utilizando-se de instrumentos como:
fotos, registros, diários e relatos das crianças.
|
LINGUAGEM
CORPORAL
|
Conhecimento
e respeito ao próprio corpo;
Identificar
as partes do corpo e do amigo;
Autonomia e
controle das ações;
Cuidados da
higiene.
|
Tocar e
falar o nome das partes do seu corpo (braço, perna, boca, orelha), falar para
que serve e como usá-los;
Lavar as
mãos antes das refeições e após o uso do banheiro;
Movimentos
corporais.
|
Observação constante
utilizando-se de instrumentos como:
fotos, registros, diários e relatos das crianças.
|
LINGUAGEM
VERBAL
|
Ampliar
gradativamente a linguagem verbal e a comunicação com o professor e amigos;
Explorar o
nome de cada criança;
Conhecimento
de mundo através de imagens e notícias.
|
Roda de
histórias;
Roda de
conversa;
Livros com
vocabulários diferentes;
Faz de
conta;
Conversa
entre as crianças.
|
Observação constante
utilizando-se de instrumentos como:
fotos, registros, diários e relatos das crianças.
|
NATUREZA
E CULTURA
|
Que as
crianças interajam e respeitem o ambiente social e a natureza: plantas,
flores, água, luz e o ser humano;
Apropriar-se
de saberes e representação do mundo.
|
Fechar as
torneiras;
Não
desperdiçar água e luz;
Não
arrancar as flores;
Não sujar
as áreas externas;
Jogar o
lixo no lugar correto;
Observar os
animais, pássaros e fenômenos da natureza.
|
Observação constante
utilizando-se de instrumentos como:
fotos, registros, diários e relatos das crianças.
|
CONHECIMENTO
MATEMÁTICO
|
Proporcionar
situações, as crianças, que envolvam a construção de conteúdo, conhecimento
matemático e resolução de problemas como: controle de materiais da sala,
quantidade de pessoas que vão se alimentar, ou que vão a um passeio;
Noções de
pequeno e grande, cheio e vazio, alto e baixo, longe e perto, pouco e muito,
dentro e fora.
|
Numerar
quantidades de crianças;
Numerar
quantidades de objetos;
Servir-se
dos alimentos, dosando o quanto quer;
Noções de
quantidade;
Avançar,
retroceder, repartir, tirar, contar a partir do primeiro.
|
Observação constante
utilizando-se de instrumentos como:
fotos, registros, diários e relatos das crianças.
|
LINGUAGEM
ARTÍSTICA
|
O respeito
e o cuidado pela produção do próximo;
Manipulação
de diversos materiais e texturas;
Limpeza do
ambiente.
|
Definir a
quantidade e a qualidade dos materiais e disponibilizá-los de modo que as
crianças tenham autonomia e sintam interesse em experimentá-los;
Guardar e
organizar atividades;
Manusear
argilas, massinhas, tintas, pincéis e outros.
|
Observação constante
utilizando-se de instrumentos como:
fotos, registros, diários e relatos das crianças.
|
Um comentário:
Gostaria de receber o planejamento trimestral do ano de 2012, referente ao mini grupo ll.
Postar um comentário