sábado, 31 de março de 2012

PLANO DE ENSINO TRIMESTRAL


CEI PADRE MANOEL DA NÓBREGA
PLANO DE ENSINO – 2012


Turma: MINI GRUPO II A                              Prof.: DÓLOR / ANA                                         Período: FEVEREIRO/MARÇO/ABRIL
DIAGNÓSTICO: sala com 17 crianças. Todos com controle de esfíncteres, em processo de higiene íntima. Alimentam-se sozinhos, mas alguns necessitam de ajuda no manuseio de talheres. Demonstram interesse por brinquedos e brincadeiras. Em processo de aprendizagem de seus pertences, nomes, e objetos pessoais. Apresentam boa interação entre si e outros grupos. Apresentam diversas atividades: pintar, colar, modelar, construir, etc.


CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
AÇÕES
AVALIAÇÃO
CONHECIMENTO DE SI, DO OUTRO, DO AMBIENTE
Adquirir hábitos de higiene;
Desenvolver o equilíbrio;
Desenvolver a motricidade;
Apropriar-se dos espaços;
Desenvolver conhecimento de si e do outro;
Desenvolver cuidados e respeito com a natureza.
Escovação e higienização;
Roda de história;
Pintura;
Passeio;
Roda de conversa;
Teatro;
Música;
Faz de conta.
Observação constante
utilizando-se de instrumentos como: fotos, registros, diários e relatos das crianças.
BRINCAR E IMAGINAR
Explorar novos ambientes;
Criar novos papéis;
Construir brinquedos com caixas e sucatas;
Superação de conflitos e desafios.
Resgatar brincadeiras de roda (lencinho atrás, ciranda, pega-pega e esconde-esconde);
Cantos de casinhas;
Jogos de regras;
Usar fantasias, roupas e sapatos diferenciados.
Observação constante
utilizando-se de instrumentos como: fotos, registros, diários e relatos das crianças.


LINGUAGEM CORPORAL
Conhecimento e respeito ao próprio corpo;
Identificar as partes do corpo e do amigo;
Autonomia e controle das ações;
Cuidados da higiene.
Tocar e falar o nome das partes do seu corpo (braço, perna, boca, orelha), falar para que serve e como usá-los;
Lavar as mãos antes das refeições e após o uso do banheiro;
Movimentos corporais.
Observação constante
utilizando-se de instrumentos como: fotos, registros, diários e relatos das crianças.


LINGUAGEM VERBAL
Ampliar gradativamente a linguagem verbal e a comunicação com o professor e amigos;
Explorar o nome de cada criança;
Conhecimento de mundo através de imagens e notícias.
Roda de histórias;
Roda de conversa;
Livros com vocabulários diferentes;
Faz de conta;
Conversa entre as crianças.
Observação constante
utilizando-se de instrumentos como: fotos, registros, diários e relatos das crianças.



NATUREZA E CULTURA
Que as crianças interajam e respeitem o ambiente social e a natureza: plantas, flores, água, luz e o ser humano;
Apropriar-se de saberes e representação do mundo.
Fechar as torneiras;
Não desperdiçar água e luz;
Não arrancar as flores;
Não sujar as áreas externas;
Jogar o lixo no lugar correto;
Observar os animais, pássaros e fenômenos da natureza.
Observação constante
utilizando-se de instrumentos como: fotos, registros, diários e relatos das crianças.

CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Proporcionar situações, as crianças, que envolvam a construção de conteúdo, conhecimento matemático e resolução de problemas como: controle de materiais da sala, quantidade de pessoas que vão se alimentar, ou que vão a um passeio;
Noções de pequeno e grande, cheio e vazio, alto e baixo, longe e perto, pouco e muito, dentro e fora.
Numerar quantidades de crianças;
Numerar quantidades de objetos;
Servir-se dos alimentos, dosando o quanto quer;
Noções de quantidade;
Avançar, retroceder, repartir, tirar, contar a partir do primeiro.
Observação constante
utilizando-se de instrumentos como: fotos, registros, diários e relatos das crianças.


LINGUAGEM ARTÍSTICA
O respeito e o cuidado pela produção do próximo;
Manipulação de diversos materiais e texturas;
Limpeza do ambiente.
Definir a quantidade e a qualidade dos materiais e disponibilizá-los de modo que as crianças tenham autonomia e sintam interesse em experimentá-los;
Guardar e organizar atividades;
Manusear argilas, massinhas, tintas, pincéis e outros.
Observação constante
utilizando-se de instrumentos como: fotos, registros, diários e relatos das crianças.

Um comentário:

tavo disse...

Gostaria de receber o planejamento trimestral do ano de 2012, referente ao mini grupo ll.