CEI PADRE MANOEL DA
NÓBREGA
PLANO DE ENSINO – 2012
Turma: MINI GRUPO I B Prof.: REGINA / LUCIANE Período: FEVEREIRO/MARÇO/ABRIL
DIAGNÓSTICO: o grupo interage muito bem, tem boa
comunicação e demonstra interesse nas atividades propostas, as crianças já
possuem o controle de esfíncteres e autonomia em algumas ações, precisando do
auxílio das professoras nos momentos de higiene e troca, já alimentam-se
sozinhos e precisam de acompanhamento nas orientações, regras e limites.
|
CAMPOS
DE EXPERIÊNCIAS
|
EXPECTATIVAS
DE APRENDIZAGEM
|
AÇÕES
|
AVALIAÇÃO
|
CONHECIMENTO
DE SI, DO OUTRO, DO AMBIENTE
|
Reconhecer
os seus pertences;
Adotar
hábitos de higiene e auto-cuidado;
Trabalhar
com os nomes e sua identidade;
Organização.
|
Solicitar
aos familiares que identifiquem objetos pessoais junto com a criança;
Trabalhar o
nome da criança e dos pais;
Roda de
conversa, música e jogos;
Alimentação
e higiene.
|
Observação constante das formas de
expressão das crianças e suas evoluções, capacidade de concentração,
exploração de diversos materiais e envolvimento nas atividades de registros e
relatos.
|
BRINCAR
E IMAGINAR
|
Desenvolver
autonomia;
Ressignificar
o brincar;
Desenvolver
a imaginação e criatividade;
Regras e
limites.
|
Oportunizar
brincadeiras em grupo;
Oferecer
brinquedos estruturados e não estruturados;
Estimular a
criatividade através dos cantos e materiais diversificados.
|
Observações constantes das formas de
expressão das crianças e suas evoluções, reflexão no processo educativo e
relatos diários.
|
LINGUAGEM
CORPORAL
|
Ampliar as
possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos e danças;
Estimular a
interação das crianças.
|
Utilizar
gestos diversos como andar, correr, pular, brincadeiras de roda, danças, bater
palmas, pés, rodar e dramatização;
Propor a
utilização de materiais concretos como jogos de construção e encaixe, futebol
e equilíbrio.
|
Observações constantes dos
movimentos da criança, interesse e satisfação nas atividades propostas,
registros e relatos.
|
LINGUAGEM
VERBAL
|
Ampliar
gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão;
Reconhecer
o seu nome escrito e os diversos gêneros orais e escritos;
Familiarizar-se
com a escrita.
|
Linguagem
oral, onde possam expressar os seus desejos, vontades, necessidades e
sentimentos;
Roda de
conversa, história e música;
Recontar
histórias;
Desenvolver
autonomia na escolha de livros.
|
Observações constantes das formas de
expressão da criança, concentração, interesse e envolvimento nas atividades
propostas, registros e relatos.
|
NATUREZA
E CULTURA
|
Interação
com o meio natural e social;
Despertar
sua curiosidade e manifestar suas aptidões, valorizando o ambiente e a
cultura.
|
Oportunizar
brincadeiras, histórias, jogos, músicas e passeio, que envolvam as tradições
culturais e o meio natural no qual vivem;
Explorar os
espaços livres, parques, pátio, visitas em outras salas.
|
Observações constantes do
desenvolvimento das crianças nas atividades e aprendizagens, registros,
relatos e questionamentos.
|
CONHECIMENTO
MATEMÁTICO
|
Oportunizar
a criança a conhecer cores, números, quantidades e tamanhos diferenciados;
Resolução
de problemas e conflitos.
|
Propor
atividades envolvendo jogos e desafios;
Exploração
dos números e dos diferentes espaços;
Contagem de
objetos, dias da semana e da presença das crianças.
|
Observações do desenvolvimento das
crianças nas atividades e aprendizagens, registros e relatos.
|
LINGUAGEM
ARTÍSTICA
|
Interessar-se
e valorizar as suas produções;
Ampliar o
seu conhecimento de cultura e do mundo;
Produzir
trabalhos de artes.
|
Exploração
e manipulação de diversos materiais e texturas;
Atividades
que envolvam os jogos simbólicos, desenhos, pinturas, músicas e teatro.
|
Observações constantes das formas de
expressão das crianças, capacidade de concentração, envolvimento nas
atividades, exploração de diversos materiais e satisfação com as suas
produções.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário