sábado, 31 de março de 2012

PLANO DE ENSINO TRIMESTRAL


CEI PADRE MANOEL DA NÓBREGA
PLANO DE ENSINO – 2012


Turma: MINI GRUPO I B                              Prof.: REGINA / LUCIANE                                 Período: FEVEREIRO/MARÇO/ABRIL
DIAGNÓSTICO: o grupo interage muito bem, tem boa comunicação e demonstra interesse nas atividades propostas, as crianças já possuem o controle de esfíncteres e autonomia em algumas ações, precisando do auxílio das professoras nos momentos de higiene e troca, já alimentam-se sozinhos e precisam de acompanhamento nas orientações, regras e limites.


CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
AÇÕES
AVALIAÇÃO
CONHECIMENTO DE SI, DO OUTRO, DO AMBIENTE
Reconhecer os seus pertences;
Adotar hábitos de higiene e auto-cuidado;
Trabalhar com os nomes e sua identidade;
Organização.
Solicitar aos familiares que identifiquem objetos pessoais junto com a criança;
Trabalhar o nome da criança e dos pais;
Roda de conversa, música e jogos;
Alimentação e higiene.
Observação constante das formas de expressão das crianças e suas evoluções, capacidade de concentração, exploração de diversos materiais e envolvimento nas atividades de registros e relatos.
BRINCAR E IMAGINAR
Desenvolver autonomia;
Ressignificar o brincar;
Desenvolver a imaginação e criatividade;
Regras e limites.
Oportunizar brincadeiras em grupo;
Oferecer brinquedos estruturados e não estruturados;
Estimular a criatividade através dos cantos e materiais diversificados.
Observações constantes das formas de expressão das crianças e suas evoluções, reflexão no processo educativo e relatos diários.


LINGUAGEM CORPORAL
Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos e danças;
Estimular a interação das crianças.
Utilizar gestos diversos como andar, correr, pular, brincadeiras de roda, danças, bater palmas, pés, rodar e dramatização;
Propor a utilização de materiais concretos como jogos de construção e encaixe, futebol e equilíbrio.
Observações constantes dos movimentos da criança, interesse e satisfação nas atividades propostas, registros e relatos.


LINGUAGEM VERBAL
Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão;
Reconhecer o seu nome escrito e os diversos gêneros orais e escritos;
Familiarizar-se com a escrita.
Linguagem oral, onde possam expressar os seus desejos, vontades, necessidades e sentimentos;
Roda de conversa, história e música;
Recontar histórias;
Desenvolver autonomia na escolha de livros.
Observações constantes das formas de expressão da criança, concentração, interesse e envolvimento nas atividades propostas, registros e relatos.



NATUREZA E CULTURA
Interação com o meio natural e social;
Despertar sua curiosidade e manifestar suas aptidões, valorizando o ambiente e a cultura.
Oportunizar brincadeiras, histórias, jogos, músicas e passeio, que envolvam as tradições culturais e o meio natural no qual vivem;
Explorar os espaços livres, parques, pátio, visitas em outras salas.
Observações constantes do desenvolvimento das crianças nas atividades e aprendizagens, registros, relatos e questionamentos.

CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Oportunizar a criança a conhecer cores, números, quantidades e tamanhos diferenciados;
Resolução de problemas e conflitos.
Propor atividades envolvendo jogos e desafios;
Exploração dos números e dos diferentes espaços;
Contagem de objetos, dias da semana e da presença das crianças.
Observações do desenvolvimento das crianças nas atividades e aprendizagens, registros e relatos.


LINGUAGEM ARTÍSTICA
Interessar-se e valorizar as suas produções;
Ampliar o seu conhecimento de cultura e do mundo;
Produzir trabalhos de artes.
Exploração e manipulação de diversos materiais e texturas;
Atividades que envolvam os jogos simbólicos, desenhos, pinturas, músicas e teatro.
Observações constantes das formas de expressão das crianças, capacidade de concentração, envolvimento nas atividades, exploração de diversos materiais e satisfação com as suas produções.

Nenhum comentário: