sábado, 31 de março de 2012

PLANO DE ENSINO TRIMESTRAL


CEI PADRE MANOEL DA NÓBREGA
PLANO DE ENSINO – 2012


Turma: MINI GRUPO I A                              Prof.: JOARA / SOLANGE                                 Período: FEVEREIRO/MARÇO/ABRIL
DIAGNÓSTICO: o grupo consta de doze crianças, das quais cinco usavam fraldas.sendo que uma criança, sem fralda, ainda não tinha total controle de esfíncteres. Quanto aos campos de experiências diagnosticamos que o grupo está dentro do desenvolvimento esperado para a faixa etária. A linguagem verbal ainda é muito infantilizada.



CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
AÇÕES
AVALIAÇÃO
CONHECIMENTO DE SI, DO OUTRO, DO AMBIENTE
A meta é que o grupo aperfeiçoe a higiene pessoal;
Tenham noção do ambiente;
Tomem conhecimento do outro;
Conheçam os pertences dos mesmos.
Roda de conversa;
Roda de história;
Faz de conta;
Música;
Jogos.
Através de observações registradas, relatos das crianças e reflexões das professoras e outros registros. A avaliação será contínua.
BRINCAR E IMAGINAR
Explorar diferentes ambientes;
Vivências de papéis;
Ampliar vocabulário;
Ressignificar o brincar.
Propor desafios através de ações como:
- Faz de conta;
- Narrativas;
- Jogos;
- Espelho;
- Esconde-esconde.
Através de observações registradas, relatos das crianças e reflexões das professoras e outros registros. A avaliação será contínua.


LINGUAGEM CORPORAL
Ampliar o repertório de movimentos;
Apropriar-se, progressivamente, da linguagem corporal.
Imitar movimentos corporais;
Dramatização (teatro);
Gestos diversos;
Dança.
Através de observações registradas, relatos das crianças e reflexões das professoras e outros registros. A avaliação será contínua.


LINGUAGEM VERBAL
Ampliar, gradativamente, a possibilidade de comunicação e expressão;
Intercâmbio social;
Familiarizar-se com a escrita.
Roda de história / conversa;
Manuseio de livros;
Mímicas;
Recontar.
Através de observações registradas, relatos das crianças e reflexões das professoras e outros registros. A avaliação será contínua.



NATUREZA E CULTURA
Ampliar o conhecimento dos espaços da escola;
Preservação da água;
Preservação das espécies.
Contato com animais e plantas;
Roda de história;
Roda de conversa;
Músicas;
Vídeos.
Através de observações registradas, relatos das crianças e reflexões das professoras e outros registros. A avaliação será contínua.

CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Ampliar a noção verbal de número e quantidade;
Noção de dentro – fora, alto – baixo, encima – embaixo;
Noção de figuras geométricas.
Caixa de figuras;
Músicas;
Jogos;
Livros;
Roda de conversa;
Circuitos.
Através de observações registradas, relatos das crianças e reflexões das professoras e outros registros. A avaliação será contínua.


LINGUAGEM ARTÍSTICA
Produzir marcas e interessar-se pelas mesmas;
Ampliar a manipulação de materiais;
Ampliar conhecimento musical;
Jogos simbólicos.
Pintura, desenho;
Roda de conversa;
Livros;
Faz de conta (fantasias);
Roda de história.
Através de observações registradas, relatos das crianças e reflexões das professoras e outros registros. A avaliação será contínua.

Nenhum comentário: