CEI PADRE MANOEL DA
NÓBREGA
PLANO DE ENSINO – 2012
Turma: MINI GRUPO I A Prof.: JOARA / SOLANGE Período: FEVEREIRO/MARÇO/ABRIL
DIAGNÓSTICO: o grupo consta de doze crianças, das
quais cinco usavam fraldas.sendo que uma criança, sem fralda, ainda não tinha
total controle de esfíncteres. Quanto aos campos de experiências
diagnosticamos que o grupo está dentro do desenvolvimento esperado para a
faixa etária. A linguagem verbal ainda é muito infantilizada.
|
CAMPOS
DE EXPERIÊNCIAS
|
EXPECTATIVAS
DE APRENDIZAGEM
|
AÇÕES
|
AVALIAÇÃO
|
CONHECIMENTO
DE SI, DO OUTRO, DO AMBIENTE
|
A meta é
que o grupo aperfeiçoe a higiene pessoal;
Tenham
noção do ambiente;
Tomem
conhecimento do outro;
Conheçam os
pertences dos mesmos.
|
Roda de
conversa;
Roda de
história;
Faz de
conta;
Música;
Jogos.
|
Através de observações registradas,
relatos das crianças e reflexões das professoras e outros registros. A
avaliação será contínua.
|
BRINCAR
E IMAGINAR
|
Explorar
diferentes ambientes;
Vivências
de papéis;
Ampliar vocabulário;
Ressignificar
o brincar.
|
Propor
desafios através de ações como:
- Faz de
conta;
-
Narrativas;
- Jogos;
- Espelho;
-
Esconde-esconde.
|
Através de observações registradas,
relatos das crianças e reflexões das professoras e outros registros. A
avaliação será contínua.
|
LINGUAGEM
CORPORAL
|
Ampliar o
repertório de movimentos;
Apropriar-se,
progressivamente, da linguagem corporal.
|
Imitar
movimentos corporais;
Dramatização
(teatro);
Gestos
diversos;
Dança.
|
Através de observações registradas,
relatos das crianças e reflexões das professoras e outros registros. A
avaliação será contínua.
|
LINGUAGEM
VERBAL
|
Ampliar,
gradativamente, a possibilidade de comunicação e expressão;
Intercâmbio
social;
Familiarizar-se
com a escrita.
|
Roda de
história / conversa;
Manuseio de
livros;
Mímicas;
Recontar.
|
Através de observações registradas,
relatos das crianças e reflexões das professoras e outros registros. A
avaliação será contínua.
|
NATUREZA
E CULTURA
|
Ampliar o
conhecimento dos espaços da escola;
Preservação
da água;
Preservação
das espécies.
|
Contato com
animais e plantas;
Roda de
história;
Roda de
conversa;
Músicas;
Vídeos.
|
Através de observações registradas,
relatos das crianças e reflexões das professoras e outros registros. A
avaliação será contínua.
|
CONHECIMENTO
MATEMÁTICO
|
Ampliar a
noção verbal de número e quantidade;
Noção de
dentro – fora, alto – baixo, encima – embaixo;
Noção de
figuras geométricas.
|
Caixa de
figuras;
Músicas;
Jogos;
Livros;
Roda de
conversa;
Circuitos.
|
Através de observações registradas,
relatos das crianças e reflexões das professoras e outros registros. A
avaliação será contínua.
|
LINGUAGEM
ARTÍSTICA
|
Produzir
marcas e interessar-se pelas mesmas;
Ampliar a
manipulação de materiais;
Ampliar
conhecimento musical;
Jogos
simbólicos.
|
Pintura,
desenho;
Roda de
conversa;
Livros;
Faz de
conta (fantasias);
Roda de
história.
|
Através de observações registradas,
relatos das crianças e reflexões das professoras e outros registros. A
avaliação será contínua.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário