sábado, 31 de março de 2012

PLANO DE ENSINO TRIMESTRAL


CEI PADRE MANOEL DA NÓBREGA
PLANO DE ENSINO – 2012


Turma: BERÇÁRIO II C                              Prof.: DENISE / PENHA                                       Período: FEVEREIRO/MARÇO/ABRIL
DIAGNÓSTICO:
O BII C é um grupo no qual 100% ingressou no CEI este ano. Duas crianças têm experiências em CEI e escola particular. Oralidade: (duas crianças têm oralidade desenvolvida; uma não emite sons; seis balbuciam). Todos têm dependência para alimentação. Controle dos esfíncteres (duas crianças já estão preparadas; sete precisam de estimulo e observação do processo).


CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
AÇÕES
AVALIAÇÃO
CONHECIMENTO DE SI, DO OUTRO, DO AMBIENTE
Desfralde;
Usar o sanitário;
Assoar o nariz;
Utilizar talheres;
Higiene pessoal;
Calçar sapatos;
Escovação.
Lavar as mãos, limpar o nariz, escovar os dentes;
Vontade progressiva de ir ao banheiro;
Cooperar, solidarizar-se;
Expressar sentimentos;
Organizar o ambiente.
Observação contínua por meio de registro escrito e vídeos.
BRINCAR E IMAGINAR
Brincadeira de roda;
Contos diversificados;
Brinquedos não estruturados;
Brincadeira livre e dirigida.
Imitar gestos, esconde-esconde, bola, correr, imitar animais, usar objetos de modo inusitado.
Observação contínua por meio de registro escrito e vídeos.


LINGUAGEM CORPORAL
Yoga;
Ginástica;
Dança;
Circuito;
Movimento.
Movimentos coordenados e básicos;
Manipular e explorar objetos.
Observação contínua por meio de registro escrito e vídeos.


LINGUAGEM VERBAL
Brincar com palavras;
Roda de conversa;
Roda de manuseio;
Roda de narração;
Roda de leitura.
Parlendas;
História: “Chapeuzinho Vermelho.”
Observação contínua por meio de registro escrito e vídeos.



NATUREZA E CULTURA
Interações infantis;
Variações de sons e localização;
Contato com a natureza;
Reação de causa e efeito;
Sensações.
Explorar objetos e cheiros;
Forte / fraco;
Alto / baixo.
Observação contínua por meio de registro escrito e vídeos.

CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Amassar e deslocar objetos;
Enfrentar obstáculos;
Jogos de regras.
Empurrar objetos;
Monta-monta;
Pular caixas e objetos.
Observação contínua por meio de registro escrito e vídeos.


LINGUAGEM ARTÍSTICA
Linguagem visual;
Linguagem verbal;
Linguagem teatral;
Grafismo;
Experiências com cor.
Reproduzir sons;
Imitar gestos;
Apreciar imagens;
Contatos com materiais diversos.
Observação contínua por meio de registro escrito e vídeos.

Um comentário:

Amanda Conforto disse...

Professora Penha e Denise,
Obrigada pelo amor, pelo carinho, obrigada por estarem cuidando da minha princesa, porque Graças a Deus ele colocou pessoas boas no nosso caminho, digo isso, porque não só no caminho da minha filha, mas também no meu caminho, por estarem me ajudando a criar ela, estou reparando um grande desenvolvimento, ela aprendeu a andar com vocês, sinto vocês como parte da família, porque a escola é uma segunda família, passamos a maior parte da vida junto a ela. A escola em si é muito amorosa, compreensiva, todos os funcionários (a) a diretora, é difícil hoje em dia ver essas qualidades nas pessoas!
Obrigada por tudo, que Deus vos abençoe, pelo carinho, pela paciência...
Amanda Crystina Conforto – Mãe da Clara Conforto... ♥