sábado, 31 de março de 2012

PLANO DE ENSINO TRIMESTRAL


CEI PADRE MANOEL DA NÓBREGA
PLANO DE ENSINO – 2012


Turma: BERÇÁRIO II B                              Prof.: FABIANA / BETH                                       Período: FEVEREIRO/MARÇO/ABRIL
DIAGNÓSTICO: sala com sete crianças que já freqüentavam o CEI. Este ano entrou dois novos alunos que ainda são amamentados. Todos usam fraldas. Duas crianças que já apresentam oralidade estabelecida parcialmente.


CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
AÇÕES
AVALIAÇÃO
CONHECIMENTO DE SI, DO OUTRO, DO AMBIENTE
Desfralde;
Higiene;
Vestir-se / despir-se;
Escoação;
Assoar o nariz.
Lavar as mãos, limpar o nariz, escovar os dentes;
Vontade progressiva de ir ao banheiro;
Cooperar;
Expressar sentimentos;
Organizar o ambiente.
Observações constantes das formas de expressão da criança através de registros escritos, fotos e vídeos.
BRINCAR E IMAGINAR
Brincadeiras livres;
Brincadeiras de roda;
Cantos;
Brinquedos não estruturados;
Brincadeiras dirigidas.
Imitar gestos;
Esconde-esconde, bola, correr;
Imitar animais;
Usar objetos inusitados.
Observações constantes das formas de expressão da criança através de registros escritos, fotos e vídeos.


LINGUAGEM CORPORAL
Ginástica;
Dança;
Circuito;
Movimento.
Movimentos coordenados e básicos;
Manipular e explorar objetos.
Observações constantes das formas de expressão da criança através de registros escritos, fotos e vídeos.


LINGUAGEM VERBAL
Brincar com palavras;
Roda de conversa;
Roda de narração;
Roda de leitura;
Roda de manuseio.
Parlendas.
Observações constantes das formas de expressão da criança através de registros escritos, fotos e vídeos.



NATUREZA E CULTURA
Interações infantis;
Variações de sons e localizações;
Contato com a natureza;
Reações de causa e efeito;
Sensações.
Explorar objetos e cheiros;
Forte / fraco;
Alto / baixo.
Observações constantes das formas de expressão da criança através de registros escritos, fotos e vídeos.

CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Amassar e deslocar;
Jogos de regras;
Enfrentar obstáculos.
Empurrar objetos;
Monta-tudo;
Blocos de encaixe;
Caixas e objetos.
Observações constantes das formas de expressão da criança através de registros escritos, fotos e vídeos.


LINGUAGEM ARTÍSTICA
Linguagem musical;
Linguagem visual;
Linguagem teatral;
Grafismo;
Experiência com cor.
Reproduzir sons;
Imitar gestos;
Apreciar imagens;
Contato com diferentes materiais.
Observações constantes das formas de expressão da criança através de registros escritos, fotos e vídeos.

Nenhum comentário: