sábado, 31 de março de 2012

PLANO DE ENSINO TRIMESTRAL


CEI PADRE MANOEL DA NÓBREGA
PLANO DE ENSINO – 2012


Turma: BERÇÁRIO II A                              Prof.: PAULA / SORAIA                                     Período: FEVEREIRO/MARÇO/ABRIL
DIAGNÓSTICO: turma com nove crianças matriculadas, sendo que seis já frequentavam o CEI e três entraram esse ano. Dois deles são amamentados. Apenas uma criança tem dois anos completos. Todos usam fraldas. Seis usam chupeta. Cinco alunos alimentam-se sozinhos, as demais com auxílio da professora. Duas tem oralidade estabelecida parcialmente.


CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
AÇÕES
AVALIAÇÃO
CONHECIMENTO DE SI, DO OUTRO, DO AMBIENTE
Desfralde;
Usar o sanitário;
Assoar o nariz;
Utilizar talheres.
Higiene pessoal;
Calçar e tirar sapatos;
Escovação.
Lavar as mãos, limpar o nariz, escovar os dentes;
Vontade progressiva de ir ao banheiro;
Cooperar, solidarizar-se;
Expressar sentimentos;
Organizar o ambiente.
Observação contínua por meio de registro escritos, fotos e vídeos.
BRINCAR E IMAGINAR
Brincadeira de roda;
Cantos diversificados;
Brinquedos não estruturados;
Brincadeiras dirigidas e livres.
Imitar, gestos, esconde-esconde, bola, correr, imitar animais, usar objetos de modo inusitado.
Observação contínua por meio de registro escritos, fotos e vídeos.


LINGUAGEM CORPORAL
Dança;
Ginástica;
Circuito;
Movimento.
Movimentos coordenados e básicos;
Manipular e explorar objetos.
Observação contínua por meio de registro escritos, fotos e vídeos.


LINGUAGEM VERBAL
Brincar com as palavras;
Roda de conversa;
Roda de manuseio;
Roda de narração;
Roda de leitura.
Parlendas;
Histórias.
Observação contínua por meio de registro escritos, fotos e vídeos.



NATUREZA E CULTURA
Interações infantis;
Variações de sons e localização;
Contato com a natureza;
Reação de causa e efeito;
Sensações.
Explorar objetos e cheiros;
Forte e fraco;
Alto e baixo.
Observação contínua por meio de registro escritos, fotos e vídeos.

CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Amassar e deslocar objetos;
Enfrentar obstáculos;
Jogos de regras.
Empurrar objetos;
Monta-monta;
Pular caixas e objetos.
Observação contínua por meio de registro escritos, fotos e vídeos.


LINGUAGEM ARTÍSTICA
Linguagem visual;
Linguagem musical;
Linguagem teatral;
Grafismo;
Experiência com a cor.
Reproduzir sons;
Imitar gestos;
Apreciar imagens;
Contatos com materiais diversos.
Observação contínua por meio de registro escritos, fotos e vídeos.

Um comentário:

lufang disse...

Olá, boa noite, gostei muito do seu planejamento... Gostaria de saber se você faz ele de trimestre em trimestre? Eu trabalho como coordenadora em uma creche e achei muito bom desta forma, mas tenho duvidas de como vocês entregam à direção...

obrigada Luciene