CEI PADRE MANOEL DA
NÓBREGA
PLANO DE ENSINO – 2012
Turma: BERÇÁRIO II A Prof.: PAULA / SORAIA Período: FEVEREIRO/MARÇO/ABRIL
DIAGNÓSTICO: turma com nove crianças
matriculadas, sendo que seis já frequentavam o CEI e três entraram esse ano.
Dois deles são amamentados. Apenas uma criança tem dois anos completos. Todos
usam fraldas. Seis usam chupeta. Cinco alunos alimentam-se sozinhos, as
demais com auxílio da professora. Duas tem oralidade estabelecida
parcialmente.
|
CAMPOS
DE EXPERIÊNCIAS
|
EXPECTATIVAS
DE APRENDIZAGEM
|
AÇÕES
|
AVALIAÇÃO
|
CONHECIMENTO
DE SI, DO OUTRO, DO AMBIENTE
|
Desfralde;
Usar o
sanitário;
Assoar o
nariz;
Utilizar
talheres.
Higiene
pessoal;
Calçar e
tirar sapatos;
Escovação.
|
Lavar as
mãos, limpar o nariz, escovar os dentes;
Vontade
progressiva de ir ao banheiro;
Cooperar,
solidarizar-se;
Expressar
sentimentos;
Organizar o
ambiente.
|
Observação contínua por meio de
registro escritos, fotos e vídeos.
|
BRINCAR
E IMAGINAR
|
Brincadeira
de roda;
Cantos
diversificados;
Brinquedos
não estruturados;
Brincadeiras
dirigidas e livres.
|
Imitar,
gestos, esconde-esconde, bola, correr, imitar animais, usar objetos de modo
inusitado.
|
Observação contínua por meio de
registro escritos, fotos e vídeos.
|
LINGUAGEM
CORPORAL
|
Dança;
Ginástica;
Circuito;
Movimento.
|
Movimentos
coordenados e básicos;
Manipular e
explorar objetos.
|
Observação contínua por meio de
registro escritos, fotos e vídeos.
|
LINGUAGEM
VERBAL
|
Brincar com
as palavras;
Roda de
conversa;
Roda de
manuseio;
Roda de
narração;
Roda de
leitura.
|
Parlendas;
Histórias.
|
Observação contínua por meio de
registro escritos, fotos e vídeos.
|
NATUREZA
E CULTURA
|
Interações
infantis;
Variações
de sons e localização;
Contato com
a natureza;
Reação de
causa e efeito;
Sensações.
|
Explorar
objetos e cheiros;
Forte e
fraco;
Alto e
baixo.
|
Observação contínua por meio de
registro escritos, fotos e vídeos.
|
CONHECIMENTO
MATEMÁTICO
|
Amassar e
deslocar objetos;
Enfrentar
obstáculos;
Jogos de
regras.
|
Empurrar
objetos;
Monta-monta;
Pular
caixas e objetos.
|
Observação contínua por meio de
registro escritos, fotos e vídeos.
|
LINGUAGEM
ARTÍSTICA
|
Linguagem
visual;
Linguagem
musical;
Linguagem
teatral;
Grafismo;
Experiência
com a cor.
|
Reproduzir
sons;
Imitar
gestos;
Apreciar
imagens;
Contatos
com materiais diversos.
|
Observação contínua por meio de
registro escritos, fotos e vídeos.
|
Um comentário:
Olá, boa noite, gostei muito do seu planejamento... Gostaria de saber se você faz ele de trimestre em trimestre? Eu trabalho como coordenadora em uma creche e achei muito bom desta forma, mas tenho duvidas de como vocês entregam à direção...
obrigada Luciene
Postar um comentário