sábado, 31 de março de 2012

PLANO DE ENSINO TRIMESTRAL


CEI PADRE MANOEL DA NÓBREGA
PLANO DE ENSINO – 2012


Turma:  BERÇÁRIO I B                                 Prof.: MAROZZI / MARA DE FÁTIMA             Período: FEVEREIRO/MARÇO/ABRIL
DIAGNÓSTICO:
Sala com  7 crianças. Bebes com idade entre 7 meses e 1 ano e 3 meses. Uma das crianças anda e 3 engatinham e os demais sentam sem apoio. Uma criança com dificuldade de adaptação.


CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
AÇÕES
AVALIAÇÃO
CONHECIMENTO DE SI, DO OUTRO, DO AMBIENTE
Descoberta e exploração do próprio corpo;
Brincar sozinho e com os colegas;
Experimentação de sabores e texturas diferentes.
Brincadeiras com o corpo;
Banho pedagógico;
Promover momentos de interação;
Oferecer alimentos que atendam suas necessidades.
Observações constantes das formas de expressão das crianças e suas evoluções.
BRINCAR E IMAGINAR
Ampliar o repertório de brincadeiras.
Brincadeiras com obstáculos, túnel e músicas.
Observações constantes das formas de expressão das crianças e suas evoluções.


LINGUAGEM CORPORAL
Desenvolver a percepção auditiva e oralidade;
Expressar desejos através de gestos, expressões faciais e orais.
Brincadeiras com o corpo;
Acompanhar ritmos com gestos;
Retiradas de sons a partir do corpo.
Observações constantes das formas de expressão das crianças e suas evoluções.


LINGUAGEM VERBAL
Desenvolver a percepção auditiva e oralidade;
Expressar desejos através de gestos, expressões faciais e orais.
Cantigas, imitações de sons;
Conversas informais;
Brincadeiras com materiais sonoros.
Observações constantes das formas de expressão das crianças e suas evoluções.



NATUREZA E CULTURA
Interação e comportamento curioso e investigativo;
Observação do ambiente externo.
Contato com diversas texturas;
Interação com os sons da natureza;
Contato com objetos e brincadeiras que despertem curiosidade.
Observações constantes das formas de expressão das crianças e suas evoluções.

CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Possibilitar resolução de problemas por diferentes caminhos.
Brincadeiras com blocos de encaixe;
Brincadeiras com músicas que envolvam números.
Observações constantes das formas de expressão das crianças e suas evoluções.


LINGUAGEM ARTÍSTICA
Possibilitar a ampliação da sensibilidade através das diversas formas de expressões artísticas.
Explorar sons com vários objetos;
Oferecer diferentes tipos de materiais, texturas e espessuras.
Observações constantes das formas de expressão das crianças e suas evoluções

Nenhum comentário: